31 de out. de 2011

Recorde do Bulldozer

Processador Bulldozer da AMD bate seu próprio recorde de overclock com 8,46 GHz
Entusiasta conseguiu fazer com que a nova linha de CPUs alcançasse 30 MHz a mais de frequência que o recorde reconhecido pelo Guinness.
A briga pelo mercado de processadores está esquentando. A disputa entre Intel e AMD aumentou quando essa segunda empresa anunciou a sua nova linha de CPUs, a Bulldozer.

A Intel tem bons motivos para se preocupar com o concorrente, pois, na mesma semana, a novidade da AMD bateu o recorde de maior frequência em um processador e obteve ótimos resultados em um benchmark comparando-o com o Core i7-990X.
Na quinta-feira passada, Andre Yang publicou no site CPU-Z uma imagem que revelou um novo recorde de overclock para a Bulldozer. O modelo conseguiu atingir a frequência de 8,46 GHz – 30 MHz a mais do que o valor alcançado anteriormente. Contudo, como o feito não foi realizado pela própria fabricante, ainda não se sabe se a nova marca da Bulldozer será aceita pelo Guinness.

autor: Fernando Daquino

É impressionante. Quero ver a cara da Intel depois dessa.

29 de out. de 2011

Novas Metas na Banda Larga

Anatel estabelece novas metas para provedores de internet:
A partir de 2012, provedores terão que oferecer no mínimo 60% da velocidade contratada pelos clientes. Processo de modernização não deve resultar em custos adicionais para os assinantes.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na última quinta-feira (27 de outubro) novas metas para as empresas que fornecem acesso à internet fixa e móvel. Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, a partir de 2012 os provedores que possuem mais de 50 mil assinantes terão que garantir um mínimo de 60% das velocidades oferecidas.

O índice de velocidade mínima aceitável deve aumentar a cada ano, chegando a uma média mensal de 80% em 2014. Ótima notícia quando se leva em conta que, atualmente, costumam entregar somente 10% do que foi estabelecido em contrato.

Outra novidade fica por conta da chamada velocidade instantânea da conexão, que não poderá ser inferior a 20% do que for contratado em 95% das medições realizadas pela agência. O percentual passa para 30% em 2013, atingindo 40% no ano seguinte. A Anatel afirmou que as novas metas começam a valer após um ano da publicação das resoluções, o que deve acontecer na próxima semana.

As empresas também serão obrigadas a oferecer aos consumidores um software para a medição de velocidade, que servirá como um meio de fiscalização do contrato estabelecido. Uma entidade não especificada será a responsável por verificar o cumprimento das metas, encaminhando os dados coletados para a Anatel. Em caso de irregularidades, os provedores podem ser multados em até R$ 25 milhões.

Mais vantagens aos clientes

Outra novidade é a proibição do chamado “traffic shaping”, no qual as empresas limitam a velocidade oferecida dependendo do serviço utilizado pelo cliente. As exceções são os casos em que tal atitude é necessária para manter a segurança e a estabilidade da rede. Dessa forma, empresas que atuam na área de telefonia não poderão estabelecer métodos que impeçam os usuários de usar comunicações por VoIP para aumentar seus lucros, por exemplo.

A Anatel também estabeleceu uma redução no preço das ligações entre telefones fixos e móveis, além de fixar em 60 segundos o tempo máximo para que uma mensagem SMS chegue ao destinatário em 95% dos casos. Segundo o conselheiro da Anatel João Rezende, todo o processo de modernização necessário para o cumprimento das novas metas deve ser feito sem o aumento dos preços cobrados.

autor: Felipe Gugelmin

Vou esperar pra ver isso na prática. Logo as empresas de telefonia começarão a chorar e reclamar dos "prejuízos".

Monitor USB para Notebook

Toshiba lança monitor USB para notebooks:
Desenvolvido para servir como tela extra para notebooks, o novo monitor da Toshiba possui baixo consumo de energia e exige apenas um cabo USB para funcionar.



A Toshiba anunciou ontem um monitor de 14 polegadas desenvolvido especialmente para aqueles que precisam de uma segunda tela para o notebook. O Toshiba USB LCD Mobile Monitor traz a vantagem de funcionar com a conexão de apenas um cabo USB, por onde é capaz de receber tanto o sinal de vídeo quanto a energia elétrica necessária para o seu funcionamento.

Em setembro de 2011, a AOC também lançou um produto semelhante, mas o Mobile Monitor da Toshiba se destaca por ser mais fino, mais leve e consumir menos energia, sendo portanto mais apropriado para o uso em computadores portáteis. Como se não bastasse, o novo produto também conta com pequenos alto-falantes e um painel de controle integrado, para ajustes da imagem.

Aparentemente, o monitor só não deve agradar aos usuários que não dispensam um bom game, já que possui tempo de resposta de 16 ms e resolução máxima de 1366 x 768 pixels, valores não muito apropriados para os títulos mais modernos. A taxa de constraste é de 400:1.

Em contrapartida, acompanha o monitor uma capa de vinil que, além de protegê-lo, serve de suporte para mantê-lo na posição mais adequada para o usuário. O Toshiba USB LCD Mobile Monitor custa cerca de US$ 240 e deve conquistar os usuários principalmente pela facilidade de uso. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do modelo para o Brasil.

autor: Felipe Arruda

É interessante. Mas com esse tamanho, qualidade e preço, não dá. Não compensa o investimento pra ter um monitor até inferior ao do notebook.

27 de out. de 2011

Sony Agora Controla a Ericsson

Sony compra ações da Ericsson e assume controle total da sua linha de celulares:
Sony e Ericsson terminam parceria de dez anos, permitindo que ambas sigam seu caminho. Ericsson fica com o dinheiro, Sony com o mercado.

Após uma década de parceria, a Sony está tomando controle total da sua joint venture da linha de aparelhos móveis Sony Ericsson, comprando a parceira sueca por 1,5 bilhões de dólares (2,6 bilhões de reais). Essa transação oferece a oportunidade para a Sony integrar sua linha de celulares ao restante dos seus produtos eletrônicos, como tablets, televisores e notebooks.

Esse movimento já havia sido antecipado pelos analistas, que afirmavam que a Sony poderia se tornar mais competitiva no mercado de smartphones se retirasse a Ericsson do nome. Segundo o último relatório da companhia, ela domina 11% do mercado de celulares Android.

Dessa forma a Sony pretende executar uma estratégia de “quatro telas” e integrar televisores, laptops, tablets e celulares em um pacote usando a rede PlayStation Network, juntamente com a Sony Entertainment Network.

"A Sony quer fazer o mesmo que a Apple e atender a demanda dos usuários unindo vários aparelhos com interfaces e sistemas operacionais similares", disse o analista Nobuo Kurahashi, da Mizuho Investors Securities, em Tóquio.

O que isso significa para o consumidor?

Ao integrar por completo os aparelhos celulares ao seu portfólio de eletrônicos, a Sony irá possibilitar ao usuário um maior suporte aos produtos, bem como agilizar processos de atualização.

Durante a coletiva dada para anunciar a compra, Sir Howard, CEO da Sony, ainda citou outros detalhes que podem ser incorporados aos celulares e que antes era inviável. Segundo ele, agora será possível inclusive a criação de programas de televisão e filmes feitos especialmente para a Playstation Network.

Sendo assim, além de tentar aumentar a popularidade dos seus aparelhos no mercado Android, a Sony ainda poderá oferecer conteúdos de entretenimento exclusivos no celular, competindo com a Apple e a Amazon.

autor: Thiago Szymanski

26 de out. de 2011

Televisor da Apple

Apple pode estar desenvolvendo um televisor:
Biografia revela intenção de Steve Jobs de lançar um aparelho integrado com serviços da Apple e de fácil uso.

A tão comentada biografia de Steve Jobs, cofundador da Apple que morreu no último dia 5 de outubro, rendeu mais uma revelação. Na verdade, coloca mais fogo em um boato que já circulava há um bom tempo: a Apple pode lançar um televisor ainda em 2012, como foi divulgado pelo The Washington Post.

Walter Isaacson, autor da biografia, escreveu: “Ele [Jobs] queria fazer para os televisores o que havia feito para computadores, música, players e celulares: fazê-los simples e elegantes”. O autor conta, com as palavras de Jobs, o plano: “Eu queria criar um televisor integrado que seja totalmente fácil de usar. Seria sincronizado com todos os nossos dispositivos e com o iCloud. Os usuários não mais precisariam mexer em controles remotos complexos para DVD e canais a cabo. Ele terá a interface mais simples que se pode imaginar. Eu finalmente o desvendei”.

A biografia, infelizmente, não revela mais detalhes. Mas Brian White, um analisa da Ticonderoga Securities, afirma que o produto já se encontra nos estágios iniciais de desenvolvimento. White acredita que o aparelho terá recursos como FaceTime, Siri, iCloud e App Store, entre outros.

“Acreditamos que algum produto possa chegar ao mercado nos próximos trimestres, abrindo uma nova categoria para a Apple e conduzindo as vendas de produtos existentes e que a posicionam no ecossistema digital”, ele afirmou, ressaltando ainda que é uma oportunidade para a empresa de expandir sua posição no mercado de video games.

O Bloomberg coloca ainda mais lenha na fogueira das revelações, afirmando que o engenheiro responsável pelo iTunes e que ajudou na criação do iPod, Jeff Robbin, está guiando o desenvolvimento do televisor.

De acordo com a biografia, Robbin é um funcionário tão considerado por Jobs que este último não permitiu que um repórter da revista Time o conhecesse sem que a publicação concordasse em não divulgar seu sobrenome, com medo de que algum concorrente tentasse o contratar.

A Apple não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

autor: Danilo Amoroso

Não duvido nada. Basta desenvolver o televisor e produzir numa daquelas fábricas chinesas que a Apple tanto gosta.

Nova Memória HMC

Conheça a HMC, a memória que promete desbancar a DDR3:
Parceria entre Micron e Samsung rende produto 15 vezes melhor que os modelos atuais.



O universo das memórias RAM pode ser profundamente modificado nos próximos anos. A culpada por tudo isso é a HMC (Hybrid Memory Cube), um tipo de tecnologia que permitiria a criação de peças até 15 vezes melhores que as DDR3, atualmente dominantes no mercado.

O projeto é uma parceria entre a Samsung e a Micron, que já havia demonstrado interesse na fabricação, mas só agora oficializou a ideia. A HMC apresentaria uma eficiência de 70% por bit em consumo de energia, além de utilizar 90% menos espaço físico do que as memórias atuais. Desse modo, uma unidade híbrida seria equivalente a dez unidades de DDR3.

A arquitetura utilizada combina a tecnologia de armazenamento DRAM com uma camada lógica, fazendo com que mais dados fiquem armazenados por mais tempo. As empresas buscam novas parcerias para desenvolver a HMC com especificações livres. Se tudo der certo, a produção desse novo tipo de memória pode ter início em 2015.

autor: Nilton Kleina

24 de out. de 2011

Google Quer o Yahoo

Google tem interesse em comprar a Yahoo!
Rumores apontam uma possível parceria entre a gigante de Mountain View e a Yahoo! para tentar reaver seu crescimento.

Em setembro, surgiram rumores de que a Yahoo! estaria à venda. Nesse mesmo período, o desligamento da sua então CEO, Carol Bartz, deu mais força aos boatos de que a empresa realmente estaria aberta a propostas de compra. Duas semanas depois da demissão da executiva, a primeira empresa a manifestar algum interesse em adquirir a Yahoo! foi a Microsoft.

Agora, segundo especulações divulgadas pelo site IDG Now, a Google também estaria entrando na briga pela aquisição da Yahoo!, que não consegue crescer no mesmo ritmo que a gigante de Mountain View e o Facebook – chegando a trocar três vezes de CEO nos últimos quatro anos.

Para tentar alavancar seu crescimento, a empresa estaria procurando estabelecer parcerias (uma delas com a Google). Apesar de toda essa confusão administrativa, o mercado parece acreditar na Yahoo!, pois suas ações tiveram seu valor aumentado quase 25% desde que Bartz foi afastada. Para especialistas da área, isso pode ser mais um sinal de que a empresa estaria sendo comprada.

Embora a mídia afirme a presença de sérios problemas internos, Ross Levinsohn, vice-presidente da organização na América, afirma que a Yahoo! vai muito bem. De acordo com o executivo, os portais e a plataforma de publicidade da marca ainda têm um alcance massivo – principalmente pela geração de conteúdo em vídeo de forma profissional e exclusiva.

autor: Fernando Daquino

Mas o Yahoo, se continuar como está, acaba é quebrando. Só não gosto nada dessa onde monopolista. Já cansou!

Ultrabooks em Ascenção

Executivo da Intel aposta em ultrabooks híbridos e com Windows 8:
Equipamento está nos planos da fabricante das CPUs mais usadas no mundo e, para diretor, próxima geração deve vir como um meio-termo entre notebook e tablet.
O diretor executivo da Intel Paul Otellini informou que a Intel aposta no formato ultrabook, os notebooks mais leves do que os tradicionais, porém sem perda de desempenho. O CEO da empresa indica que a próxima onda de ultrabooks deve surgir no ano que vem, impulsionada pelo lançamento da nova versão do Windows, citando a interface Metro como preparada para telas sensíveis ao toque.

De acordo com o site Neowin, Otellini sugeriu ainda que os novos aparelhos devem ser um híbrido entre notebook e tablet, informação suficiente para os entusiastas de tecnologia começar a suspirar ansiosamente pelo que pode vir pela frente.

Apesar de não ter revelado muitos detalhes objetivos de novos equipamentos, ele deixou escapar que as duas maiores fabricantes de PCs no mundo planejam ultrabooks já para um futuro próximo. “No próximo ano, vocês verão novos designs vindos da Dell e da HP”, disse Otellini. Ao que tudo indica, tanto a Intel quanto a AMD, as duas gigantes dos processadores, apostam em um futuro dominado pelos ultrabooks.

autor: Douglas Ciriaco

17 de out. de 2011

Galaxy Faz Sucesso

Linha Samsung Galaxy S atinge 30 milhões de unidades vendidas no mundo:
Smartphones são os aparelhos com vendagem mais rápida da história da Samsung. Empresa já prepara Galaxy S III.

A Samsung anunciou que os smartphone Galaxy S e Galaxy S II atingiram 30 milhões de vendas mundiais desde o lançamento da linha, em 2010.

Apenas o Galaxy S vendeu 20 milhões, o que faz com que ele seja o smartphone de vendagem mais rápida da história da empresa. Já o Galaxy S II, atingiu 10 milhões desde o seu lançamento no meio de 2011.

Os números são impressionantes, mas ainda mantém a Samsung longe da Apple. O iPhone 4S vendeu 4 milhões de unidades em seu primeiro fim de semana e, apenas no período de três meses, entre abril e junho, foram vendidos mais de 20 milhões de iPhones pelo mundo.

A resposta da Samsung deve chegar rápido. A empresa já prepara o Galaxy S III, que deve sair no começo do ano que vem com um hardware mais potente do que o do S II.

fonte: olhar digital

Tablets de Graça

Tablets a preço de banana:
R$ 2,50. É quanto custa um iPad ou um Galaxy Tab para estudantes franceses. No Japão, sai de graça!

O Brasil acaba de anunciar o programa de desoneração para tablets. Com isso, espera-se que iPads e Galaxy Tabs (entre outros) caiam de preço. Mas, a realidade ainda deve ficar bem distante do que já acontece no Reino Unido, no Japão e na França.

Tablets a preço de banana

Na Inglaterra, as operadoras de telefonia oferecem tablets a preços bem abaixo dos encontrados nas lojas da Apple ou nos preços sugeridos por outros fabricantes, como a Samsung. Para isso, basta um contrato de fidelidade, e o aparelho sai bem mais em conta. O Japão foi mais longe. A operadora Softbank oferece iPads 2 de graça, em troca do contrato de fidelidade de dois anos.

Foco nos estudantes

Já na França, a aposta é nos estudantes das faculdades. A operadora líder do mercado francês, a Orange, apostou no grupo e passou a oferecer iPads 2 e Galaxy Tabs ao custo de 1 euro (cerca de 2,5 reais). A iniciativa contou com o apoio do governo francês e, novamente aqui, o que vale é contrato de fidelidade com a operadora 3G por dois anos.

fonte: olhar digital

Quer dizer, o cliente não paga na hora. Mas paga depois, na fatura. As operadoras já fazem igual por aqui, com os celulares.

10 de out. de 2011

Impressora 3D

Crie seus próprios bonecos com impressora 3D japonesa:
Com essa impressora você nunca mais precisará gastar dinheiro com bonecos de verdade.
Cansado de comprar bonecos? Pois agora com essa impressora você pode materializar suas próprias criações.

Devido aos altos preços, as impressoras 3D ainda não são acessíveis ao grande público. Mas talvez depois de ler esta nota, você comece a pensar em poupar um dinheiro para comprá-la.

De acordo com o Kotaku, a empresa japonesa Roland DG criou uma pequena impressora 3D batizada de iModela iM-01. Com essa impressora 3D você para imprimir bonecos, pequenas figuras e diversas outras criações desenhadas por você mesmo.

O dispositivo tem uma conexão USB para acessar o software associado a modelos 3D que você deseja imprimir e utiliza uma mistura de cera, plástico, madeira e espuma para produzir uma figura. Depois você pode usar tinta spray e adicionar os detalhes que você quiser.

“Com iModela, artistas de todo o mundo podem trazer suas idéias de design mais inovadoras à vida, acrescentando dimensão e estilo para seus projetos”, disse Midori Sugiyama, gerente da Roland DG.
No Japão, a impressora custa 75.000 ienes, cerca de mil dólares nos EUA.

autor: Guilherme Abati
Ainda é bem caro. Mas até que a impressora é interessante. Assim que reduzirem o preço vai agradar muita gente.

7 de out. de 2011

TV a Cabo no Xbox

Microsoft planeja disponibilizar canais de TV a cabo no Xbox 360:
Na última quarta-feira, 5, a Microsoft anunciou algumas novidades para o Xbox 360 como um aplicativo para o usuário acessar seu console através de seu Windows Phone. Agora, a empresa quer alçar voos maiores, anunciando a integração do console com canais de televisão a cabo.

A empresa planeja fechar acordo e fornecer aos donos do Xbox 360 mais de 40 canais de televisão como HBO, GO e BBC, que irão fornecer seu conteúdo para mais de 20 países e regiões.

De acordo com o IBNLive, os usuários poderão trocar de canais utilizando o sensor de movimentos do Kinect e também os comandos de voz disponíveis no serviço de busca do Bing.

Para conseguir assistir ao conteúdo dessas emissoras pelo Xbox, os usuários terão que ter uma assinatura de TV a cabo e ainda terão que desembolsar US$ 60 por ano com o serviço Xbox Live Gold.

Segundo o CNET, a empresa já tem acordos fechados com provedores a cabo no Reino Unido, Espanha, Canadá, México, Alemanha e Itália.

A Microsoft já havia anunciado seu plano de tornar o Xbox 360 parte integrante da sala de estar dos usuários, com a possibilidade de trazer a programação a cabo para o console em junho deste ano na Electronic Entertainmente Expo, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

autor: Fernanda Morales

3 de out. de 2011

Super TV 3D

Toshiba apresenta primeira TV 3D sem óculos com resolução 4K:
Além exibir imagens Quad Full HD, a novidade possui contraste de 5.000:1 e vem equipada com o mais novo processador REGZA Engine Cevo DUO.
A Toshiba revelou hoje (03/10) aquela que seria a primeira TV com resolução Quad Full HD capaz de exibir imagens tridimensionais sem o uso de óculos. O modelo, que recebe o nome de “REGZA 55X3” estará em exposição durante a feira CETEC Japan 2011, que acontece nessa semana em Tóquio.

A novidade possui 3840 x 2160 pixels de resolução, área quatro vezes maior que os 1920 x 1080 pixels do Full HD comum. Porém, essa definição cai para “apenas” 1280 x 720 quando no modo 3D. Para suportar esse tamanho de imagem, a TV traz o processador “REGZA Engine Cevo”, além de quatro portas HDMI e um dispositivo que pode rastrear os rostos da pessoa para garantir uma imagem tridimensional de boa qualidade.

A Toshiba REGZA 55X3 estará disponível inicialmente no Japão em meados de dezembro. Por enquanto, apenas o modelo de 55 polegadas estará disponível, com o preço em torno dos 900.000 ienes, aproximadamente R$ 20.000,00.

autor: Jonathan D. Machado

Nada contra as TVs 3D, mas... Acho que é muito barulho, e dinheiro, por algo que nem é tudo isso.